COMEÇAR UMA FAMÍLIA
A INFEÇÃO POR VIH/HIV NÃO É UM IMPEDIMENTO PARA COMEÇAR UMA FAMÍLIA
Deslize para
a esquerda
POSSO TER UM FILHO/A SAUDÁVEL?
Graças aos avanços no tratamento da infeção por VIH/HIV, podes ter uma gravidez saudável e filhos saudáveis, com o apoio da tua equipa de cuidados de saúde.
Na verdade, os conselhos para as mulheres infetadas por VIH/HIV são geralmente os mesmos que para as mulheres VIH-negativas. Há apenas algumas precauções extra a tomar para ajudar a diminuir o risco de transmissão do VIH/HIV ao teu parceiro e à criança. Para mais informações, consulte “Como posso preparar-me?”
COMO POSSO PREPARAR-ME?
Se estás grávida ou a tentar engravidar, há medidas que podes tomar para preparar a tua saúde e a do teu bebé:
- Fala com a tua equipa de cuidados de saúde sobre os tratamentos para a infeção por VIH/HIV– se ainda não estiveres em tratamento, deves falar com a tua equipa de cuidados de saúde e começar o tratamento logo que possível.
- Toma a tua medicação para a infeção por VIH conforme prescrito – a adesão ao tratamento antirretrovírico é muito importante para ajudar a garantir que a tua carga vírica seja indetetável e para diminuir o risco de transmissão da infeção por VIH/HIV ao bebé.
- Deixa de fumar – desse modo, diminui o risco de complicações durante a gravidez e o parto e aumenta a probabilidade de teres um/a filho/a saudável. Para obteres conselhos sobre como deixar de fumar, consulta o nosso separador sobre o tabagismo.
- Deixa de consumir bebidas alcoólicas – o consumo de álcool pode aumentar o risco de danos a longo prazo para o teu bebé.
- Faz uma alimentação saudável – é importante consumir diariamente uma variedade de alimentos diferentes, a fim de obteres o equilíbrio certo de nutrientes necessários para ti e para o bebé. Para mais informações relativamente a uma dieta equilibrada, consulta o nosso separador sobre a dieta e o VIH/HIV.
- Fala com a tua equipa de cuidados de saúde sobre a eventual necessidade de suplementos.


POSSO ENGRAVIDAR NATURALMENTE E COM SEGURANÇA?
Sim, a infeção por VIH/HIV não te impede de engravidar. Podes engravidar naturalmente e reduzir em grande parte o risco de transmitir a infeção por VIH/HIV ao teu parceiro se seguires o tratamento antirretrovírico recomendado pela tua equipa de cuidados de saúde, se tiveres uma carga vírica indetetável há mais de seis meses e nenhum dos dois sofrer de uma doença sexualmente transmissível (IST).
Fala com a tua equipa de cuidados de saúde sobre a forma mais segura de engravidar naturalmente.
POSSO TER UM PARTO NATURAL?
As tuas opções para o tipo de parto dependem da carga vírica durante a gravidez e na altura do parto, assim como das tuas circunstâncias pessoais:
- Natural (parto vaginal)
- Se a tua carga vírica for indetetável, em princípio será seguro ter um parto natural
- Cesariana
- Se a tua carga vírica for elevada, o médico pode recomendar-te uma cesariana programada, a fim de diminuir o risco de transmissão do vírus ao bebé
Deverás falar sobre as tuas opções e preferências de parto com a tua equipa de cuidados de saúde.
O QUE ACONTECERÁ QUANDO O MEU FILHO OU FILHA NASCER?
- O teu bebé poderá ser submetido a um tratamento para a infeção por VIH/HIV como medida extra para prevenir a infeção por VIH/HIV. A duração e o tipo de tratamento prescrito dependerão da tua carga vírica ser detetável ou indetetável durante a gravidez e o parto.
- O teu bebé será submetido a várias análises de deteção da infeção por VIH/HIV, a primeira apenas algumas horas após o nascimento e a última aos 18 meses, para determinar conclusivamente a existência ou não de infeção por VIH/HIV.
- A probabilidade da infeção por VIH/HIV ao bebé diminui para cerca de 2% se tomares todas as precauções necessárias, nomeadamente se seguires o tratamento para a infeção por VIH/HIV prescrito, se não amamentares o bebé e se seguires o tratamento para a infeção por VIH/HIV prescrito para o teu bebé. Se optares por não tomar as precauções necessárias, a transmissão irá variar entre 15% e 35%.
- Se o teu bebé se revelar portador da infeção por VIH/HIV, será encaminhado para uma unidade pediátrica especializada, a fim de receber o tratamento e apoio adequado.
- As mulheres portadoras de VIH/HIV não devem amamentar, devido ao risco de transmissão do vírus ao bebé. Nestes casos, recomenda-se a alimentação do bebé com um leite maternizado. Fala com a tua equipa de cuidados de saúde para mais informações e conselhos.


ONDE POSSO PEDIR APOIO?
Ter um filho é uma experiência gratificante e emocionante, mas pode envolver desafios. Para todas as mães, receber o apoio dos seus parceiros, amigos e equipa de cuidados de saúde pode fazer toda a diferença nos momentos difíceis.
Conversar com outras mães que vivem com infeção por VIH/HIV também pode ser útil, na medida em que estas podem dar conselhos práticos e relatar as suas próprias experiências de como começar uma família.
Também podes pedir à tua equipa de cuidados de saúde mais informações sobre os grupos de apoio locais.
Que alimentos devo evitar enquanto estiver grávida?
Porque é tão importante tomar os medicamentos para o tratamento da infeção por VIH/HIV durante a gravidez?
Tenho mais probabilidades de sofrer efeitos secundários da medicação durante a gravidez?
Existem métodos para engravidar com segurança se a minha carga vírica for elevada (não indetetável)?
O que posso esperar das consultas pré-natais?