O VIH/HIV E A SAÚDE MENTAL
É bom falar sobre saúde mental
Deslize para
a esquerda
O QUE PRECISO DE SABER?
ESTILOS DE VIDA
Os estilos de vida que podem ter impacto negativo na saúde mental são mais comuns nas pessoas que vivem com VIH/HIV. Podem incluir, por exemplo, abuso do consumo de álcool e de drogas recreativas. Fala com a tua equipa de cuidados de saúde sobre o que podes fazer para manter um estilo de vida positivo. Há várias mudanças que te podem possibilitar ter uma mente tão saudável quanto possível.
O PRÓPRIO VIH/HIV
Em casos raros, o próprio VIH/HIV pode ter um efeito físico no seu cérebro, porque consegue penetrar no cérebro e no sistema nervoso central, logo após a infeção inicial. Com o tempo, existe a possibilidade de surgir uma patologia chamada perturbação neurocognitiva associada ao VIH/HIV (em inglês, HAND), que causa uma grande variedade de sintomas, incluindo falta de concentração, perda de memória, dores de cabeça, variações do humor, falta de discernimento, confusão e mesmo debilidade dos membros. Pergunta à tua equipa de cuidados de saúde se são necessários alguns exames de controlo.
TERAPÊUTICA ANTIRRETROVÍRICA PARA A INFEÇÃO POR VIH/HIV
Em alguns doentes, os medicamentos utilizados no tratamento da infeção por VIH/HIV estão associados a um risco acrescido de problemas de saúde mental ou do sono. É importante falares regularmente com a tua equipa de cuidados de saúde sobre o que sentes, porque a depressão ou os episódios de ansiedade podem aparecer e desaparecer e talvez seja necessário rever o teu plano de tratamento.


A SAÚDE MENTAL
Quase todas as pessoas têm problemas de saúde mental a um dado momento da sua vida e podem sentir-se tão mal ou pior do que com qualquer outra doença do foro físico – no entanto, a doença mental não se vê. Situações de stress intenso – como uma doença prolongada – podem ter impacto na saúde mental. Os problemas de saúde mental comuns incluem depressão, ansiedade, perturbações do humor e distúrbios de personalidade.
Uma das condições de saúde mental mais comuns que as pessoas que vivem com VIH enfrentam é a depressão. A depressão pode variar de ligeira a grave e os sintomas da depressão podem afetar a vida quotidiana. Tanto as condições médicas relacionadas com a infeção por VIH como os medicamentos para o seu tratamento podem contribuir para a depressão.
Os sinais e sintomas incluem:
- Depressão: fadiga, sensação de lentidão e indolência, problemas de concentração, baixa libido, perturbações do sono, sentimentos de culpa, falta de autoestima ou falta de esperança, diminuição do apetite ou perda de peso, comer em excesso
- Ansiedade: inquietação, sensação de medo, sensação de estar constantemente “no limite”, dificuldade de concentração, irritabilidade
No entanto, a depressão e a ansiedade podem ser diagnosticadas e tratadas. Poderá ser necessário tratamento terapêutico ou psicoterapia no tratamento da depressão e o aconselhamento pode ajudar a identificar os fatores que a desencadeiam e atenuar a sensação de ansiedade.
O VIH/HIV PODE CAUSAR PROBLEMAS DE SAÚDE MENTAL?
A depressão, a ansiedade e muitas outras doenças mentais podem afetar qualquer pessoa, em qualquer momento da sua vida, independentemente de ser VIH/HIV positivo ou não. Na verdade, aproximadamente 1 em cada 4 adultos tem um problema de saúde mental ao longo da sua vida.
Fatores que podem causar problemas de saúde mental:
- Fatores ambientais: como resposta direta a acontecimentos da vida de uma pessoa, por exemplo, mudanças na vida profissional, preocupações financeiras, rutura de relacionamentos, doença ou luto.
- Fatores físicos: : tais como a biologia do teu cérebro, ter história familiar da doença ou o impacto fisiológico de viver com uma doença prolongada como a infeção por VIH/HIV, assim como alguns medicamentos, inclusive alguns utilizados no tratamento da infeção por VIH/HIV.
Como os problemas de saúde mental podem-se manifestar em qualquer pessoa, é complicado definir exatamente o impacto que a infeção por VIH/HIV tem na saúde mental. Independentemente disso, muitas pessoas com infeção por VIH/HIV podem sentir esses problemas no momento do diagnóstico ou numa fase posterior da vida. As causas comuns de ansiedade e de depressão incluem preocupações excessivas em relação ao futuro, por exemplo, o impacto na saúde, no estilo de vida e os relacionamentos.
É importante dizer honestamente à tua equipa de cuidados de saúde como te sente emocionalmente para que esta te possa ajudar a identificar os sinais e os sintomas o mais precocemente possível.

ESTOU EM RISCO?
A equipa de cuidados de saúde pode ajudar-te a avaliar a tua saúde mental através de algumas das seguintes abordagens:
- Avaliar os sintomas associados a depressão e ansiedade
- Perguntar se tens problemas de sono
- Embora a maioria das pessoas não seja afetada, a equipa pode examinar-te quanto a uma eventual doença designada por perturbação neurocognitiva associada ao VIH/HIV (HAND), que apresenta uma grande variedade de sintomas, incluindo falta de concentração, perda de memória, dores de cabeça, variações do humor, falta de discernimento, confusão e até mesmo debilidade dos membros
- Examinar todos os medicamentos que toma, incluindo os do tratamento anti-VIH/HIV, dado que alguns têm sido associados a depressão ou problemas do sono
É importante reconhecer os teus sentimentos e, se necessitares de apoio adicional, procura ajuda para tentar aliviar os sintomas e melhorar a tua qualidade de vida.
E SE JÁ TIVER PROBLEMAS DE SAÚDE MENTAL?
Viver com um problema de saúde mental não é fácil, mas existem mudanças de estilo de vida que podes fazer, tais como:
- Alimentar-te bem
- Manter-te fisicamente ativo/a
- Limitares o seu consumo de álcool
- Limitares o seu consumo de cafeína
QUEM MAIS PODE AJUDAR?
As conversas terapêuticas e as técnicas para lidar com a situação podem ser úteis, bem como falar com um psicólogo ou especialista em saúde mental.
É importante falar com a tua equipa de cuidados de saúde. Ela pode dar-te recomendações em relação à tua saúde mental e sobre eventuais estratégias complementares a ponderar, tais como:
- Mudanças do estilo de vida para melhorar a tua saúde mental
- Informação sobre eventuais interações entre os medicamentos que tomas e que podem resultar em efeitos secundários a nível mental.
- Averiguar se a tua medicação antirretrovírica está a ter um eventual impacto negativo na tua saúde mental
Há algum exame que eu possa fazer para avaliar a minha saúde mental?
Que estilo de vida é aconselhável para melhorar ou preservar a minha saúde mental?
Pode explicar-me de que modo os medicamentos que tomo, incluindo os específicos para VIH/HIV, podem afetar a minha saúde mental?
Quais são os sinais e sintomas de problemas de saúde mental? Há alguma coisa que eu possa fazer para tentar controlar eu próprio/a a situação?
Questionário Rápido
Quais das seguintes afirmações são verdadeiras?